Follow Us:

Translate:

Incoterms: O que é e quais são? (2023)

Incoterms: O que é e quais são? (2023)

Incoterms é a abreviação de International Commercial Terms (Termos Comerciais Internacionais), que são termos padronizados para contratos de compra e venda internacional.

Eles definem as responsabilidades e obrigações do comprador e do vendedor em relação à entrega das mercadorias, ao pagamento dos custos e ao risco de perda ou dano.

Os Incoterms existentes atualmente são:

  • EXW (Ex Works – Na Origem): O vendedor coloca a mercadoria à disposição do comprador em sua localização (fábrica ou armazém). O comprador se encarrega de todos os custos e riscos de transporte.

 

  • FCA (Free Carrier – Livre No Transportador): O vendedor entrega a mercadoria ao transportador indicado pelo comprador no local de origem. A partir desse ponto, o comprador assume a responsabilidade pelo transporte e pelos riscos associados.

 

  • FAS (Free Alongside Ship – Livre Ao Lado Do Navio): O vendedor entrega a mercadoria ao lado do navio no porto de embarque nomeado. O comprador se responsabiliza pelo carregamento da mercadoria no navio e pelo transporte subsequente2. Esse termo só se aplica ao transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

 

  • FOB (Free On Board – Livre A Bordo): O vendedor entrega a mercadoria a bordo do navio no porto de embarque nomeado. O comprador assume os custos e riscos do transporte a partir desse momento2. Esse termo só se aplica ao transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

 

  • CPT (Carriage Paid To – Transporte Pago Até): O vendedor paga o transporte da mercadoria até o destino nomeado. No entanto, o risco de perda ou dano da mercadoria é transferido do vendedor para o comprador no momento da entrega ao transportador.

 

  • CIP (Carriage And Insurance Paid To – Transporte E Seguro Pagos Até): O vendedor paga o transporte e o seguro da mercadoria até o destino nomeado. No entanto, o risco de perda ou dano da mercadoria é transferido do vendedor para o comprador no momento da entrega ao transportador.

 

  • CFR (Cost And Freight – Custo E Frete): O vendedor paga o custo e o frete da mercadoria até o porto de destino nomeado. No entanto, o risco de perda ou dano da mercadoria é transferido do vendedor para o comprador quando a mercadoria é entregue a bordo do navio no porto de embarque2. Esse termo só se aplica ao transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

 

  • CIF (Cost Insurance And Freight – Custo, Seguro E Frete): O vendedor paga o custo, o seguro e o frete da mercadoria até o porto de destino nomeado. No entanto, o risco de perda ou dano da mercadoria é transferido do vendedor para o comprador quando a mercadoria é entregue a bordo do navio no porto de embarque2. Esse termo só se aplica ao transporte aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

 

  • DAP (Delivered At Place – Entregue No Local): O vendedor entrega a mercadoria em um local acordado no país de destino. No entanto, o vendedor não é responsável pelo desembaraço aduaneiro nem pelos custos associados.

 

  • DPU (Delivered At Place Unloaded – Entregue No Local Desembarcado): O vendedor entrega a mercadoria desembarcada em um local acordado no país de destino. No entanto, o vendedor não é responsável pelo desembaraço aduaneiro nem pelos custos associados2. Esse termo é novo na versão de 2020 e substitui o antigo termo DAT (Delivered At Terminal).

 

  • DDP (Delivered Duty Paid – Entregue Com Direitos Pagos): O vendedor entrega a mercadoria no local de destino acordado e assume todos os custos e riscos relacionados ao transporte, ao seguro e ao desembaraço aduaneiro.

 

Os mais comuns são CIF e FOB, mas a escolha do Incoterm apropriado depende de uma série de fatores, incluindo o meio de transporte utilizado, o local de origem e de destino das mercadorias, os riscos envolvidos e as preferências do comprador e do vendedor.

Os Incoterms são importantes para o comércio internacional porque ajudam a reduzir a incerteza e o risco. Eles também facilitam a negociação de contratos de compra e venda, pois fornecem uma base comum para ambas as partes.

Se você precisa de ajuda para escolher o melhor tipo para o seu negócio, entre em contato para que possamos ajuda-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share:

Precisa de Ajuda?

Nossa equipe de especiaslistas está sempre pronta para te ajudar!

Fale Conosco

Tire todas as suas dúvidas ou solicite um orçamento sem compromisso!
Clique aqui

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.